Notícias

Encontra-se aberto, até 30 de setembro de 2025, concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) para estudante de Mestrado no âmbito do projeto “Edu4HEALTH – Novos Desafios de Educação para a Saúde e Bem-estar, um projeto de investigação e formação com Realidade Aumentada e estratégias de Gamificação para escolas” (COMPETE2030-FEDER-00771400), do Centro […]

Encontra-se aberto, até 30 de setembro de 2025, concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (BI) para estudante de Mestrado no âmbito do projeto “Edu4HEALTH – Novos Desafios de Educação para a Saúde e Bem-estar, um projeto de investigação e formação com Realidade Aumentada e estratégias de Gamificação para escolas” (COMPETE2030-FEDER-00771400), do Centro […]

O XXI Encontro Nacional de Educação em Ciências & VII International Seminar of Science Education (XXI ENEC I VII ISSE 2025) teve lugar em Santarém de 11 a 13 de setembro de 2025, e contou com a participação de vários investigadores do CIDTFF, que damos a conhecer. No dia 11 de setembro, J. Bernardino Lopes […]

João Ferreira-Santos (CIDTFF) & Lúcia Pombo (CIDTFF) | Sustainability, 17(18), 8150 Abstract The integration of sustainability competences into education presents significant challenges, particularly in embedding Education for Sustainable Development (ESD) into contextually relevant learning experiences. This study presents the design and validation of the Art Nouveau Path, a Mobile Augmented Reality Game (MARG) developed within the […]

João Ferreira-Santos (CIDTFF) & Lúcia Pombo (CIDTFF) | Multimodal Technologies and Interaction, 9(8), 77 Abstract This paper presents a qualitative case study on the design, implementation, and validation of the Art Nouveau Path, a mobile augmented reality game developed to foster sustainability competences through engagement with Aveiro’s Art Nouveau built heritage. Grounded in the GreenComp framework […]

Entre 25 e 28 de agosto de 2025, teve lugar em Bratislava, Eslováquia, a 33.ª Conferência Anual da European Early Childhood Education Research Association (EECERA 2025), subordinada ao tema “Early Education for All: Celebrating Diversity and seeking Inclusion”. A conferência contou com a participação da estudante de doutoramento Ana Sofia Lopes que apresentou a comunicação “Being […]

Ana Balula, investigadora do CIDTFF e professora na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), dá a conhecer o projeto Hyb-IT-up na rubrica 90 segundos de Ciência. Hyb-IT-up – Upgrading higher education teachers’ and students’ hybrid learning competences é um projeto financiado no âmbito do programa Erasmus+, que visa promover as competências de […]

Entre os dias 24 e 29 de agosto de 2025, a investigadora do CIDTFF Daniela Pedrosa (Universidade de Lisboa) participou na EARLI 2025, subordinada ao tema “Realising Potentials through Education: Shaping the Minds and Brains for the Future”, que teve lugar em Graz, Áustria. No dia 28 de agosto, apresentou uma comunicação oral no âmbito […]

8 outubro 2025 | Evento híbrido (Universidade de Aveiro & online) Encontram-se abertas as inscrições para o evento de divulgação do projeto Erasmus+ Vabiola (KA220-SCH-BA2083C5), “O plurilinguismo na era digital – Vabiola app, uma ferramenta facilitadora para uma aprendizagem sensível às línguas e às culturas” O programa a decorrer presencialmente na Universidade de Aveiro, Portugal e […]

Entre os dias 25 e 29 de agosto de 2025, teve lugar em Copenhaga, Dinamarca, a 16.ª Conferência da European Science Education Research Association (ESERA 2025), que contou com a participação das investigadoras CIDTFF Cecília Guerra, Xana Sá-Pinto e Patrícia Pessoa, cujos contributos damos a conhecer. O dia 25 de agosto contou:  com a apresentação […]