Encontram-se abertas, até 13 de fevereiro de 2024, as candidaturas ao concurso para a atribuição de 1 bolsa de investigação para estudante de doutoramento (BI) no âmbito do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA). São destinatários estudantes inscritos, ou que satisfaçam […]

Encontram-se abertas, até 13 de fevereiro de 2024, as candidaturas ao concurso para a atribuição de 1 bolsa de investigação para estudante de doutoramento (BI) no âmbito do Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro (UA). São destinatários estudantes inscritos, ou que satisfaçam […]

Já se encontra disponível a mais recente edição da revista online Indagatio Didactica, o número regular de dezembro de 2023, composto por “19 artigos científicos que refletem a diversidade e a profundidade de investigações que têm vindo a ser desenvolvidas na área da Educação”. Distribuídos pelas secções “Desenvolvimento Curricular e Didática” (treze), “Tecnologias (Digitais) em […]

As investigadoras do CIDTFF Patrícia Pessoa, Joana Rios Rocha e Xana Sá-Pinto assinam o artigo “Evolution in European and Israeli school curricula – a comparative analysis”, tendo criado o infográfico que apresenta os resultados desta análise comparativa sobre o modo como a Evolução é abordada nos Currículos Escolares. O artigo e infográfico são produtos do […]

No passado dia 10 de janeiro de 2024, no Porto, os investigadores do CIDTFF, Helena Caçador, Francisco Parrança Silva e Mariana R.P. Alves (co-directora da iniciativa Cartas com Ciência), participaram no encontro “Olhares que dialogam: a comunidade como ponto de partida“, que inaugurou o novo ciclo da Comunidade Sinergias ED. Antes, a investigadora Mariana R.P. Alves tinha já marcardo presença […]

Mariana R.P. Alves, investigadora do CIDTFF e co-directora da iniciativa Cartas com Ciência, participou na Escola de Inverno “Da recolha e análise de dados ao processo de escrita científica: Abordagens qualitativas em Ciências Sociais“, dedicada a aprofundar conhecimentos em metodologias qualitativas nas ciências sociais e consolidar redes profissionais e académicas. A Escola de Inverno, organizada pelas investigadoras Rafaela […]

O Webinar internacional “Vabiola App : valorizar as línguas e as culturas dos alunos” realizou-se no dia 24 de janeiro de 2024 das 8h30 às 16h00, dinamizado pelos países dos parceiros do projeto (França, Portugal, Grécia, Itália e Bélgica), online e presencialmente e contou com 271 participantes. O programa desenvolveu-se ao longo de todo o […]

No dia 18 de janeiro de 2024, Ana Traqueia (CIDTFF, DEP, UA) dinamizou, a convite da Escola Profissional de Aveiro, sessões sobre a temática do prosseguimento de estudos, com o título “Ensino Superior: uma opção?”. As comunicações dirigiram-se a estudantes do Ensino Profissional, concretamente, a alunos/as do 1º ano de formação dos Cursos Profissionais da escola, e decorreram […]

No passado dia 19 de janeiro, decorreu o workshop “Otimização da Revisão da Literatura com apoio do software webQDA“, no anfiteatro 18.1.8 do Departamento de Educação e Psicologia (DEP) da Universidade de Aveiro. O evento foi organizado pelo Núcleo de Investigação de Bolseiros (NIB) do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) […]

A 8th World Conference on Qualitative Research (WCQR 2024) que teve lugar, simultaneamente, na Ilha de São Miguel, Açores, em Joanesburgo, África do Sul, e online, de 23 a 25 de janeiro de 2024, contou com vários contributos de investigadores que damos a conhecer. Nos proceedings online é possível conhecer os resumos das seguintes apresentações […]