28 – 30 novembro, 2018 | Instituto Politécnico de Lisboa

Entre 28 e 30 de novembro, as investigadoras do CIDTFF Nilza Costa, Teresa Neto e Diana Oliveira participaram na 8.ª Conferência – Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países de Língua Portuguesa, subordinada ao tema “O papel da garantia da qualidade na gestão do ensino superior: desafios, desenvolvimentos e tendências”. Essa participação incluiu a apresentação de três comunicações.

No eixo “Boas Práticas para a Melhoria da Qualidade das Instituições de Ensino Superior”, Nilza Costa e Diana Oliveira apresentaram com o estudante de doutoramento Rangel Domingos (Universidade Mandume Ya Ndemufayo) e com Maria da Conceição Mendes (Universidade Katyavala Bwila / ISCED-Benguela) a comunicação intitulada “Qualificação académica e profissional dos docentes do ensino superior nos planos de desenvolvimento institucional em Angola: proposta de um instrumento de análise”. No mesmo eixo, Teresa Neto apresentou com o estudante de doutoramento Luis Kamuele (Escola do Magistério do Namibe) e com Maria da Natividade (Universidade Agostinho Neto) a comunicação intitulada “O plano mestre de formação de professores em Angola na formação inicial de professores de matemática do 1.º ciclo: uma reflexão sobre o seu impacto”.

No eixo “A Gestão Estratégica das Instituições de Ensino Superior e a Qualidade”, Nilza Costa, Teresa Neto e Maria da Conceição Mendes apresentaram a comunicação intitulada “Motivações de Estudantes dos ISCED de Benguela e da Huíla (Angola) para a frequência de Cursos de Mestrado em Educação: Implicações para uma gestão estratégica de qualidade da Formação Pós-graduada”. A investigadora do CIDTFF Betina Lopes e Filipe Matias (Departamento de Investigação e Pós-Graduação do ISCED – Huíla) são também autores da comunicação.

Os resumos das comunicações foram já publicados no livro de resumos da conferência com ISBN (978-989-97890-8-1), aguardando-se a publicação dos textos integrais para breve.