Encontra-se disponível a compilação dos resumos e apresentações realizadas no Simpósio “Examining the doctorate”, que decorreu a 26 e 27 de outubro de 2021, e juntou as equipas dos projetos “Examining the doctorate: international case studies” e “The Experience of Examining the PhD: An international  comparative study of processes and standards?”.

Este evento contou com a participação das investigadoras Maria Helena Araújo e Sá, Nilza Costa, Diana Oliveira e Susana Pinto, que fazem parte da equipa do segundo projeto, a convite de Michael Byram (Consultor do CIDTFF, University of Durham).

O simpósio foi o evento de inauguração de um novo centro internacional para estudos de doutoramento e de educação doutoral, com base na Universidade de Durham (Inglaterra) em cooperação com a Universidade de Sofia (Bulgária).

Foi baseado nos dois projetos mencionados e conduzirá a publicações em formato de livro com a Routledge Publishers.

O primeiro é liderado por Vijay Kumar (Otago), Sharon Sharmini (Universiti Putra Malaysia) e Stan Taylor (Durham) e é um estudo comparativo em larga escala de como os doutoramentos são examinados em 20 países em todo o mundo.

O segundo, liderado por Mike Byram (Durham) e Maria Stoicheva (Sofia), está também centrado na forma como o doutoramento é examinado. Baseia-se em 14 estudos de caso de universidades na Ásia, África, Europa e Américas, nos quais os examinadores são questionados sobre a sua experiência subjetiva do processo de exame.

Na maioria dos casos, uma equipa composta por membros de ambos os projetos foi convidada a preparar uma apresentação, combinando o seu trabalho a partir das duas perspetivas de  uma análise do quadro nacional e de uma análise da experiência de exame, tal como descrita em entrevistas aprofundadas. Foram também desenvolvidas algumas variações a este respeito, por exemplo, no caso do Uganda e do Quénia, e de Portugal e Moçambique.

ver mais