Peça do mês – julho 2016

Inst. proprietária – Universidade de Aveiro
Categoria – Pintura
Título – Os pescadores
Autor – Chica Sales
Técnica – óleo sobre tela
Data – 2015
Dimensões – 90 x 70 cm
Coleção – Pintura UA
Nº inventário – UA-P-90

 

 

“… mais um despertar” para a Coleção de pinturas da Universidade de Aveiro

A pintura “Os pescadores” da artista moçambicana Chica Sales integra desde junho 2016 a Coleção de Pintura da Universidade de Aveiro, tendo sido doada pela própria artista à instituição, por ocasião da exposição “… mais um despertar”, que decorreu no Auditório Hélder Castanheira, na Livraria da UA, entre 4 e 13 de maio de 2016.

A obra doada segue a linha plástica figurativa de pulsares africanos que dominaram a exposição. Em “Os pescadores”, Chica Sales capta, pelo contraste de cores quentes/frias, pelo brilho conferido pelo branco e ainda pelo “escorrido” vertical do desenho, a cadência de um bando unido de pescadores enchapelados que carrega, às costas, o pescado.

Chica Sales, nasceu a 28 de fevereiro de 1964. Aos 13 anos já mostrava talento na fabricação de brinquedos de  madeira, desenhando a lápis os modelos a serem fabricados.

Em 1984 forma-se em engenheira técnica civil pelo Instituto Industrial de Maputo.

Frequenta durante dois anos a Faculdade de Arquitetura na Universidade Eduardo Mondlane, mas será entre 1992 e 1995 que se formará em Desenho de Interiores e Decoração pela Patricia Stevens School of Interior Design em Washington DC e pela New York School of Interior Design, ensino a distância.

Aos 32 anos teve a sua primeira exposição de mobílias e acessórios fabricadas com material local e de baixo.

Em 1996 teve a primeira exposição de pintura a óleo, aguarelas, lápis e tinta-da-china, tendo a partir dessa data participado em 13 exposições individuais e 22 exposições coletivas em Moçambique, África do Sul, Zâmbia, Espanha, Brasil, Alemanha, América, China e Argélia.

Esta entrada foi publicada em Peça do mês, Pintura com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.