196º aniversário de Maria Severa

Hoje o Google faz questão de nos lembrar Maria Severa Onofriana (Anjos (Lisboa), 26 de Julho de 1820 — Socorro (Lisboa), 30 de Novembro de 1846), uma cantadeira de fados portuguesa, considerada a fundadora mítica do Fado.

Maria Severa nasceu há 196 anos e o Google homenageou-a com este Doodle que retrata Severa a cantar enquanto toca guitarra. Este doodle surgiu devido a um protocolo assinado pelo Google Cultural Institute e pelo Museu do Fado.

maria-severa-onofrianas-196th-birthday-5133839379726336-scta

Apesar de não existirem dados muito concretos de sua vida, Maria Severa tornou-se numa das mais populares figuras da história do fado. Foi lembrada por Júlio Dantas no romance A Severa em 1901.

Label de disco que pertence à coleção de discos de goma-laca (78 rpm) da Universidade de Aveiro.

Maria Severa, conhecida por A Severa, tem sido nomeada nas letras de vários fadistas ao longo dos anos. A coleção de discos de goma laca da Universidade de Aveiro também engloba faixas musicais com temáticas alusivas a esta mítica fadista, como é o caso de Novo fado da Severa, gravado em 1931 pela His Master’s Voice. Este fado tem letra de Júlio Dantas e música do compositor Frederico de Freitas, do qual a UA possui o acervo pessoal, onde se inclui a partitura deste fado.

“Novo-Fado-da-Severa” cantado por Amália Rodrigues (áudio)
Fontes de informação:
http://www.museudofado.pt/personalidades/detalhes.php?id=368
https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Severa
http://observador.pt/2016/07/26/maria-severa-nasceu-ha-196-anos-e-o-google-homenageou-a/
Esta entrada foi publicada em Discos goma-laca, Fado com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.